Principais técnicas de estudo

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Estudar para concurso pode parecer muito difícil. Com todo o conteúdo e as matérias específicas, por vezes temos a impressão de que não seremos capazes de absorver tudo a tempo. Mas é possível, sim!

Basta seguir as dicas que daremos e você perceberá como os estudos se tornarão mais eficientes e produtivos. Voltados para o aproveitamento pessoal, essas dicas irão te ajudar a organizar a sua rotina.

Escreva muito

Quando escrevemos o conteúdo, principalmente se for à mão, nosso cérebro retém uma parte da informação. Faça as suas leituras e experimente resumir o que leu, dando ênfase aos tópicos mais importantes. Sem contar que, tendo os fichamentos prontos, você pode revisitar o conteúdo quando quiser, sem a necessidade de usar as apostilas.

Grave o conteúdo

Não estamos nos referindo a baixar vídeo-aulas ou e-books. O ideal é fazer uma gravação da sua própria voz. Aproveite os fichamentos que indicamos que faça e se grave lendo-os em voz alta. Insira explicações e comentários. Ao fazer isso, terá um registro auditivo do material, que será absorvido pelo cérebro. E ainda tem a vantagem de poder ouvir onde estiver.

Faça pausas

Não caia na armadilha de querer estudar por muitas horas, sem se dar uma pequena pausa. Nosso cérebro precisa de alguns momentos de descanso, ou não conseguirá absorver o conteúdo. É melhor investir em poucas horas com concentração e eficiência, do que muitas onde não há retenção de informações.

Resolva exercícios: quanto mais, melhor

Mesmo que o conteúdo escrito seja fundamental para o sucesso da aprovação, são os exercícios que dão a dinâmica do concurso. Além de treinar de acordo com a personalidade das empresas que desenvolvem as provas, você também começa a se familiarizar com o método de aplicação dos exercícios. Invista em materiais que contenham atividades. A partir deles, você também consegue identificar quais são as áreas onde precisa de mais dedicação.

Invente “ajudas”

Essa é uma técnica muito utilizada em cursinhos pré-vestibulares e extremamente eficaz. Através dela, você cria conexões entre termos e conceitos, facilitando o processo de memorização. Tente relacionar as palavras de maneira engraçada, se lembrando de algo que faça sentido para você.

Se conseguir, estude com música

Muita gente não consegue se concentrar, se algum barulho estiver perto demais de onde está estudando. Mas, para quem consegue, essa pode ser uma excelente alternativa. Além de bloquear os ruídos externos, ela pode te ajudar a se concentrar. Apenas evite aquelas que você mais gosta, ou seu cérebro irá insistir em prestar atenção. O ideal é montar uma playlist com músicas as quais você não ame e nem odeie.

Alimente-se bem e beba bastante água

Quando estamos com fome, nosso corpo todo começa a dar sinais para nos alimentarmos. Com isso, toda a energia é concentrada em continuar “sobrevivendo” até comermos. Então, é fundamental estarmos alimentados, para manter a concentração totalmente nos estudos. Mas tome cuidado: evite comer algo que seja de difícil digestão, para que o corpo não se dedique totalmente a isso e dê aquela sensação de cansaço. O mesmo vale para a água, que é essencial para manter o organismo em pleno e correto funcionamento.

Durma bem

Em hipótese nenhuma abra mão de horas de descanso para continuar estudando. Ler, escrever, resolver exercícios, gasta energia e, por isso, o corpo precisa de descanso. Pessoas que dormem bem, possuem uma atividade cerebral maior do que as que apenas cochilam. Durante o dia, enquanto estuda, também é importante fazer pequenas pausas, para o cérebro absorver o conteúdo estudado até então. Sem contar que, quando não estamos com sono, conseguimos nos manter mais concentrados nas atividades que executamos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *