Passo a passo de como montar seu plano de estudo para concurso

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Uma das maiores dificuldades enfrentadas pelos concurseiros, quando decidem começar os estudos relativos às provas que almejam passar, é organizar sua rotina diária. Isso pode atrapalhar consideravelmente seu rendimento, ainda mais quando se sentir ansioso pela proximidade dos exames.

Para auxiliar o seu trabalho e melhorar a sua dinâmica de estudos, é fundamental preparar um bom plano de estudos. Ele irá te ajudar a determinar as prioridades e facilitará a organização de seus rendimentos. Abaixo, entregaremos um passo a passo super simples de seguir e que podem te salvar!

[Passo 1] Elabore o seu plano de estudos.

Plano de estudos mais concurso publico - Passo a passo de como montar seu plano de estudo para concurso

Essa é ideia principal, não é mesmo? Pois bem. Precisamos pensar em absolutamente tudo, ao iniciar esse planejamento, considerando que sua rotina, nos próximos meses, será diretamente voltada para o estudo. Para planejar da melhor forma possível, algumas variáveis precisam ser levadas em consideração. Veja quais são elas:

  • Tempo disponível: Não faça projeções irreais. Dentro de suas possibilidades, determine o quanto pode dispor para os seus estudos. Mas lembre-se de se dedicar o máximo que puder.
  • Conhecimento prévio: baseado nos editais anteriores do concurso que vai prestar, é possível ter uma noção da matéria que será pedida. Se você já tiver tido contato com alguma delas, pode disponibilizar menos tempo para essas e mais para outras, que ainda não tenha estudado.
  • Conhecimento da prova: dependendo o concurso que irá prestar, existem disciplinas que são mais “importantes” que outras. Determine qual é a matéria chave de sua prova e disponibilize mais tempo para estuda-la.
  • Prepare seu material: apostilas, livros, vídeo-aulas, e-books e PDF’s devem estar organizados e ao alcance das mãos, para que não se perca quando for estudar.

[Passo 2] Aplique técnicas de estudo

Estando com tudo organizado, é hora de colocar a mão na massa. Mas de nada adianta dedicar horas à fio aos estudos, se elas não estiverem sendo bem aproveitadas. Para isso também temos algumas técnicas que serão bastante úteis:

  • Monte uma grade de estudos: separe dias, horas e disciplinas, adequando-as à uma grade, como as de horário escolar. Dê ênfase para as que necessitam de mais estudo e se organize, para que a rotina não fique bagunçada.
  • Faça revisões: de tempos em tempos, revise o conteúdo que já estudou. É natural que, conforme vamos bombardeando nosso cérebro de novas informações, as antigas se percam. Por isso, esteja sempre revendo os resumos e textos.
  • Faça exercícios: mais do que a parte escrita, é muito importante fazer exercícios sobre os assuntos que têm estudado. Além de lhe dar ritmo de prova, eles podem te auxiliar a compreender, na prática, a aplicação do estudo teórico.
  • Faça anotações: de preferência, faça anotações que tenham cunho pessoal. A ideia de relacionar termos com referências que lhe façam sentido é uma técnica muito utilizada por concurseiros. Escreva e rabisque em suas folhas, criando conexões que poderão te ajudar na hora da prova.

[Passo 3] Seja disciplinado

disciplina para estudar organizacao - Passo a passo de como montar seu plano de estudo para concurso

De nada adianta você preparar um excelente material de estudos, com uma grade bem montada, e não se comprometer. Não é fácil passar em concursos e eles exigem muita dedicação do estudante. A aprovação só vem depois de muito esforço e disciplina.

Por vezes, o cansaço e a ansiedade podem tomar conta de sua rotina de estudos e isso é natural. Para esses momentos, dê uma pausa ao seu corpo e sua mente. Descanse por alguns minutos, respire fundo, se movimente, coma alguma coisa ou beba um copo grande de água. Apenas esses pequenos momentos já serão capazes de revitalizá-lo.

[Passo 4] Respeite a rotina

Depois de ter planejado a sua rotina de estudos, não abra mão dela. Mesmo que acredite que já estudou o bastante sobre alguma matéria, não deixe-a de lado. Lembre-se que, quando programou a grade de disciplinas, você distribuiu o tempo de acordo com a importância das matérias e isso deve ser respeitado até o final.

Outra dica importante em relação à regularidade da rotina, é sobre o local de estudos. Dê preferência para estudar sempre no mesmo local, no mesmo horário. Essa linearidade também será absorvida pelo seu cérebro, que entenderá que, ao sentar naquela cadeira, é hora de estudar.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *