Cursos Online para Concursos. Vale a pena?

Tempo de leitura: 3 minutos

Quando a rotina de estudos para concurso se instala, o estudante recorre à tudo o que tiver em mãos. Seja material apostilado, arquivos em PDF, áudio-books e vídeo-aulas, tudo é válido para ajudar a garantir a aprovação.

Pensando nisso, o mercado de cursos online, voltados diretamente para concursos públicos, tem crescido exponencialmente. Mas eles valem a pena? Existe alguma garantia de que esses cursos aprovam candidatos? Confira, agora, as principais vantagens e desvantagens em estudar por cursos online.

Vantagens

  • Usar o tempo disponível

Uma das maiores vantagens dos cursos online para concursos, é a disponibilidade de poder assistir as aulas quando quiser. Optando pelas vídeo-aulas, o concurseiro pode adequar seu tempo vago para o ensino, organizando a sua grade de estudos de acordo com a o tempo que possui.

Aulas presenciais são regulares e não dão essas brechas. Por isso, pessoas que trabalham ou estudam em turnos paralelos acabam não conseguindo se adequar aos cursinhos presenciais. Já com as vídeo-aulas, além de poder assistir quando quiser, é possível “carrega-las” por aí, nos celulares e tablets.

  • É mais barato

Cursinhos preparatórios custam caro. A exigência das matérias, mais direcionadas aos concursos públicos, tornam essas aulas mais onerosas, pois também exigem professores mais qualificados, em espaços reduzidos. Já os cursos online não possuem esse tipo de problema.

Não há limite de pessoas em um curso online, por isso o custo final acaba se tornando menor, quando comparado com os cursinhos presenciais. Os professores continuam sendo os mais qualificados e a quantidade de alunos permite que os valores se reduzam. Além disso, não há gastos com deslocamento e alimentação, já que você estará em sua própria casa.

  • Você determina seu ritmo

Nos cursos presenciais, existe uma linha de raciocínio a ser seguida, com prazos milimetricamente traçados. É necessário que os alunos se dediquem, para conseguir acompanhar o ritmo das aulas.

Já nas aulas online, quem dita o ritmo é você. Quando tiver dificuldade em alguma matéria, basta pausar e reiniciar a explicação do professor. Você não perde conteúdo e também não se sente pressionado a continuar, caso ainda tenha dúvidas.

Desvantagens

  • Estudar só por vídeo-aula nem sempre é o bastante

É preciso considerar que, apesar de ter vantagens excelentes, só o uso de vídeo-aulas não basta, quando se deseja ser aprovado em um concurso público. Muitas plataformas permitem o contato do aluno com o professor, mas, mesmo assim, a dinâmica pode não te favorecer.

É fundamental que o concurseiro complemente seus estudos com materiais extras, sejam livros, apostilas e PDF’s. Mesmo os cursos presenciais são uma boa alternativa, pois os professores podem te auxiliar com mais presteza. Além disso, os cursinhos presenciais aplicam provas e simulados, baseados em concursos anteriores, que é uma forma de avaliar o seu desempenho.

  • Quem vai tirar suas dúvidas?

Nem sempre as plataformas de cursos online disponibilizam o contato direto com o professor. Por vezes, o curso adquirido foi gravado e você só tem acesso às vídeo-aulas.

Caso alguma dúvida surja, você não tem a quem recorrer. Por isso, vá anotando tudo o que não entender e depois não deixe de buscar orientação. Seja na internet, com outros concurseiros e professores paralelos, o importante é não ficar com dúvida.

  • A disciplina deve ser dobrada

Estudar em casa, sozinho, não é nada fácil. Você precisa ter um foco muito determinado, para não se render à rotina caseira. As aulas presenciais exigem que você saia do marasmo.

Já as aulas online te permitem continuar na inércia. O risco é procrastinar, deixar para depois, esperar para começar. Não pode. Mantenha a concentração e esqueça qualquer distração.

Desligue celular, televisão, rádio. Mantenha seu ambiente de estudos tranquilo, com os materiais disponíveis e se dedique. Lembre-se de que, sem estudar, você não irá passar no tão sonhado concurso público.

O curso para você turbinar seu aprendizado em Língua Portuguesa e aumentar suas chances de passar no tão sonhado concurso está aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *