Como começar a estudar para concurso em 8 passos

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Está tendo dificuldades para organizar seus estudos para concursos? Não sabe como determinar as matérias ou as horas que deve se dedicar? Então leia esse guia e entenda, definitivamente, quais são os passos que deve seguir para alcançar o sucesso e a sonhada aprovação!

[PASSO 1] Escreva o seu objetivo

33 - Como começar a estudar para concurso em 8 passos

Por mais que pareça algo simplório a se fazer, quando colocamos nossos objetivos no papel, de modo a olharmos para eles sempre e como estímulo, passamos a nos dedicar mais. Faça uma relação sobre o que precisa fazer, quais editais precisa usar, quais matérias precisam de maior dedicação. Essa ferramenta, apesar de simples, é muito eficaz.

[PASSO 2] Definindo objetivos de estudos

O primeiro passo dessa jornada, é determinar qual o seu objetivo. Não se apegue ao óbvio, que é “passar em um concurso”. Isso é a consequência do seu objetivo. Até porque, se fosse assim, você estaria satisfeito com qualquer concurso em que passasse, não é mesmo?

Portanto, tenha claro em sua mente qual é a prova que deseja a aprovação, qual o cargo que almeja e qual o futuro que planeja ter, quando estiver aprovado. Defina suas metas: quanto tempo irá demorar, qual seu grau de dedicação diário, quais suas necessidades para alcançar o objetivo.

Essa definição deve ser pautada em três pilares:

  • Especificidade: quanto mais específico for seu objetivo, melhor.
  • Mensurabilidade: como será quando tiver completado o objetivo.
  • Prazo: quando isso acontecerá.

Determinar o seu objetivo de estudos vai além de uma decisão otimista. Nosso cérebro, quando está em atividade, divide as funções entre “úteis” e “inúteis”. Quando estamos “apenas” estudando, ele compreende que as informações obtidas, apesar de importantes, não se destinam à um fim específico. Por isso, quando estamos focados no objetivo, toda a energia gasta no estudo passa a ser válida.

Além disso, definir o foco dos estudos ajuda com a concentração, já que há um caminho direto para o que deseja e, estudar, é uma maneira de alcançar o objetivo final.

objetivo de estudos - Como começar a estudar para concurso em 8 passos

[PASSO 3] Se motive

Estando com os objetivos bastante definidos, é hora de encontrar um motivo que te faça querer iniciar essa jornada. O que te leva a buscar a aprovação desse determinado concurso? Segurança e estabilidade? Bons salários? Uma melhor expectativa de vida?

Não importa o que te motiva. O que importa é que a motivação deve ser forte o suficiente para te fazer estudar todos os dias, dedicado à alcançar o objetivo final.

[PASSO 4] Crie hábitos de estudos

Para ser aprovado em um concurso, é preciso estudar todos os dias. Divida seu tempo de maneira organizada, determinando quais matérias serão estudadas a cada dia e monte uma planilha com as metas. Sem desenvolver o hábito por estudar, você acabará perdendo tempo e não será eficaz.

[PASSO 5] Por que é importante ter um hábito de estudos?

Porque o conhecimento precisa ser estruturado. Quanto mais você estudar sobre determinado assunto, mais sentirá que está compreendendo-o de verdade. Por isso é fundamental estudar todos os dias. A rotina irá te ajudar a assimilar os conteúdos de forma conexa.

Nosso cérebro adora exercícios. A cada vez que aprendemos algo novo, os neurônios estão em constante transformação, melhorando as conexões e as tornando mais rápidas. Portanto, estudar diariamente mantém nossos neurônios trabalhando com eficiência, o que se reflete na melhor absorção de conteúdo.

[PASSO 6] Organize o seu local de estudos

organize o local de estudo - Como começar a estudar para concurso em 8 passos

Para determinar qual o melhor lugar para estudar, você precisa conhecer seus próprios hábitos. Tem pessoas que não conseguem entender nada do que estão lendo se houver o menor barulho. Já há outras que, caso tudo esteja quieto demais, acabam se rendendo ao sono.

Entenda que o nosso cérebro está captando tudo o que acontece ao nosso redor. Por mais que o foco deva ser no livro, ele pode estar mais atento ao som dos carros que passam na rua e isso pode vir a te atrapalhar. Então, é preciso que você descubra qual o melhor local para estudar, onde não se perderá por estímulos externos.

[PASSO 7] Defina quantas horas de estudo

Já dissemos que é fundamental estudar todos os dias. Mas a quantidade de horas é relativo ao seu nível de eficiência. De nada adianta estudar 8 horas, se a sua concentração só absorveu 3 horas. Cada indivíduo tem um ritmo único e ele deve ser respeitado. Não se guie pelas experiências de outras pessoas, que estudaram 2 ou 10 horas, todos os dias. Você deve encontrar o seu equilíbrio.

[PASSO 8] Como verificar qual o tempo de estudos ideal?

Através de observação. Você deve verificar qual o seu nível de atenção, enquanto está estudando. A cada vez que perceber que perdeu o foco, desconte do tempo total. É uma equação simples, que age como uma compensação:

Seu plano é estudar entre as 13 h e as 17 h. Suponha que, nesse período, você perdeu a concentração dez vezes. Para cada vez que se notou distraído, conte 5 minutos de estudo. Ou seja: no final do dia, você perdeu 50 minutos. Quer dizer que, das 4 horas estudadas, apenas 3 horas e 10 minutos foram aproveitadas com concentração.

Isso significa que, no final, é melhor estudar três horas com foco total, do que quatro, se perdendo. Para cada momento que se notar distraído, anote em um papel. Tendo a análise de uma semana, você conseguirá determinar qual é o prazo ideal de estudos no dia.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *