Coaching e mentoria para concursos. Tem diferença?

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Coaching e mentoria para concursos. Tem diferença?

A vida de concurseiro não é nada fácil. Envolve muito esforço, dedicação, organização e foco determinado, para conseguir alcançar a tão sonhada aprovação. Muitas vezes, as pessoas não conseguem traçar esse planejamento sozinhas e, na expectativa de estruturar o caminho dos estudos, procuram ajuda profissional.

É aí que entra o coaching e a mentoria para concursos. Apesar de serem estratégias de autocontrole e coordenação, as duas técnicas não possuem os mesmos objetivos. Por isso, ao decidir procurar ajuda especializada, descubra qual delas será mais indicada para o seu caso em específico.

Leia as orientações abaixo e entenda como funcionam. As duas técnicas são muito válidas na orientação e planejamento da jornada de estudos, e podem te ajudar a conquistar o objetivo final: a aprovação no concurso desejado.

coaching ou mentoria mais concurso 1 1024x1024 - Coaching e mentoria para concursos. Tem diferença?

 

O coaching atuando em favor dos concurseiros

Para começar a entender como o coaching pode te ajudar, é preciso definir alguns termos recorrentes desse mundo. Entenda que o profissional orientador se chama coach, enquanto que a pessoa que precisa de ajuda (no caso, o estudante) se chama coachee.

Efetivamente, o coaching é um processo que busca desenvolver as aptidões do coachee. Esse processo é criado pelo coach, de acordo com análises e conhecimento sobre o seu cliente. Desde a década de 90, o coaching tem sido uma técnica empregada com o intuito de gerenciamento, seja de empresas, carreiras ou pessoas.

Por ter uma orientação bastante positiva, essa técnica tem sido utilizada por concurseiros que buscam planificar sua caminhada, encontrando a motivação necessária para continuar tentando.

O coaching é voltado para a tomada de decisões

A orientação do coaching segue a linha de levar o coachee a encontrar seu próprio ritmo e caminho. Ele conduz o orientando, de modo que, sozinho, ele consiga chegar às respostas que busca. Seja por métodos dinâmicos ou por estímulos, o coach deve “instigar” o coachee a querer melhorar.

Geralmente o coach apresenta uma série de tarefas, dentro do acordo com o seu cliente, que possuem formato e prazo para serem cumpridas. Dessa forma, o coachee é provocado a realizar essas atividades e, no processo, melhorar suas aptidões físicas e intelectuais.

A mentoria atuando a favor dos concurseiros

Por um momento, esqueça a definição de coaching e vamos focar na mentoria. Na prática da mentoria, existe um indivíduo que busca orientação sobre algo e, para atende-lo, há alguém com experiência no assunto.

Veja a primeira diferença entre as duas técnicas: no coaching, estamos lidando com um profissional disposto a orientar através das próprias descobertas. Já na mentoria, temos alguém que pode definir etapas com exatidão, pois também as viveu.

O mentor irá ajudar o estudante em vários aspectos. Desde a escolha do concurso que deve fazer, até a melhor forma de estudar, ele praticamente ensina o caminho a seguir e como deve ser seguido.

O processo de mentoria se dá por encontros únicos ou, quando há a repetição, são poucos. A ideia do mentor é orientar seu mentorado a ser autônomo e capaz de fazer as próprias escolhas, pautadas em seu planejamento.  No mais, o mentor apenas “corrige” eventuais escapadas de percurso.

A mentoria é voltada para melhorar decisões

A orientação do mentor pode definir os rumos que o concurseiro irá tomar. Justamente a sua experiência se torna fundamental, ajudando o estudante a enxergar obstáculos que não via antes. Muitas vezes esses obstáculos não devem ser transpostos. Eles simplesmente significam que você escolheu o caminho errado.

Quando uma pessoa procura um mentor, ele define qual o seu objetivo básico. Levando em conta o desejo (passar em determinado concurso, alcançar determinada vaga), o mentor determina o que deve ser feito. A partir daí, a caminhada é apenas do concurseiro.

14247 - Coaching e mentoria para concursos. Tem diferença?
Ufa! Agora estamos entendidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *