5 super dicas de como estudar para concursos

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Está na dúvida sobre como começar a estudar para concursos públicos? Seguindo essas cinco dicas que preparamos, você verá que a rotina de estudos pode se tornar muito mais eficiente. Basta se dedicar e se concentrar! Mesmo que não exista nenhuma mágica para ser aprovado, algumas orientações podem ser fundamentais para alcançar o sucesso.

Veja quais são elas:

#DICA1 Determine a área onde deseja atuar

O primeiro passo é escolher o que você quer fazer. Veja bem: você deve analisar com atenção quais são as funções disponíveis nos concursos e qual delas mais te agrada. De nada adianta estudar muito e, quando aprovado, perceber que o trabalho não te faz feliz.

Além disso, alguns cargos exigem habilidades e conhecimentos específicos, que exigem comprovação por título. Portanto, analise quais são as ocupações disponíveis e para quais delas você está apto. Avaliando as disciplinas, você pode determinar as que tem mais afinidade.

#DICA2 Comece a estudar agora mesmo

O ideal é começar a estudar desde o momento em que tomar a decisão de ser um concurseiro. Mesmo que esteja de olho em uma vaga cujo edital ainda não saiu, já comece a se preparar. Reveja as matérias que foram cobradas em concursos anteriores e se aprimore.

Conhecimento nunca é demais. Você sempre conseguirá aplicar o que já foi estudado, utilizando em outras provas. Não crie motivos para esperar e, definitivamente, não deixe os estudos para a última hora. Se a sua intenção é ser aprovado em um concurso, tenha em mente que a única maneira de alcançar o seu objetivo é estudando.

Normalmente, entre a publicação do edital e a prova, são contados, em média, 60 dias. Esse é um prazo curto para absorver todo o conteúdo programado e cobrado para o cargo que almeja. Nesse âmbito, vá estudando as matérias gerais, até que as específicas sejam divulgadas. Você já terá adiantado muito estudo.

#DICA3 Seja organizado e planeje sua rotina

452294 PFC9WB 403 - 5 super dicas de como estudar para concursos

É fundamental que você tenha um plano. Defina, com clareza, qual é a meta que deseja cumprir e quais as formas que você tem para alcança-la. Se necessário, escreva tudo isso em uma folha e cole na frente de sua mesa de estudos, para se lembrar sempre que levantar os olhos.

Criar uma rotina é uma excelente ferramenta. Divida o dia em grades, como disciplinas escolares, e se dedique às matérias que deve estudar. Seguindo essa rotina pré-estabelecida, fica mais fácil para determinar quais estão sendo melhor aproveitadas e quais precisam de atenção extra.

Invista em resumos, revisões, aulas extras, tutoriais. Tudo o que puder te ajudar a estudar é bastante válido, mas não se perca no meio do caminho. Caso decida fazer resumos, lembre-se de estuda-los depois, ou então o tempo gasto fazendo foi perdido. O mesmo conselho é dado para tutoriais e vídeo-aulas. Cuidado para não se render à dar uma espiadinha em conteúdos que não agregam conhecimento para o seu objetivo do momento.

#DICA4 Monte um bom material de estudos

Prepare-se para encher seu computador de arquivos e suas mesas de material impresso. É fundamental que o concurseiro estude por qualquer tipo de mídia, inclusive as vídeo-aulas. Mas, de novo, cuidado para não se perder na internet. A escolha do melhor material é determinada por você mesmo. Analise as opções e veja com qual delas tem mais facilidade.

Existem pessoas que se adaptam facilmente ao conteúdo digital, enquanto outras precisam ter lápis e papel na mão. Mantenha seu material sempre junto e, se possível, leve-o com você. Todo tempo que tiver disponível, aproveite para estudar.

#DICA5 Não desanime

Quando for iniciar seus estudos, faça uma pergunta a si mesmo: por qual motivo eu desejo passar nesse concurso? Essa é a motivação que irá te guiar. Mesmo que alguns momentos sejam pesados, que a rotina seja cansativa, tendo em mente a sua motivação, você será capaz de enxergar que seu esforço lhe dará bons frutos.

O mesmo vale para as primeiras negativas. A vida de concurseiro não é fácil e se você conversar com um deles, ouvirá que foram muitas reprovas antes da primeira aprovação. Não é fácil manter essa rotina exaustiva de estudos, mas é possível. Não desanime, caso a sua primeira tentativa não se concretize.

Também não dê ouvidos às pessoas. Sempre terá alguém para dizer que um conhecido passou, que ele não precisou estudar tanto e muitos outros discursos que nos deprimem. Mas pense que o ritmo de cada um é diferente e que, talvez, a rotina do aprovado tenha sido tão cansativa quanto a sua. Não esmoreça. No final, você alcançará seu objetivo!

nao desanime mais concurso - 5 super dicas de como estudar para concursos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *